24 de abr. de 2014

Apresentações: "Homenagem a Eduardo Peñuela Cañizal (1933-2014)" e "Sobre a categorização social na imagem científica" (28/04/14)

O Seminário de Semiótica da Unesp (SSU), evento mensal promovido pelos grupos GPS-Unesp, GESCom e CASA, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, terá a sua próxima edição no dia 28/04/2014 (segunda-feira), das 14h às 17h, no Anfiteatro C da FCLAr.

Nessa ocasião, haverá duas apresentações:

Homenagem a Eduardo Peñuela Cañizal (1933-2014)
Jean Cristtus Portela (FCLAr/FAAC/Unesp)
Neiva Ferreira Pinto (UFJF)

Sobre a categorização social na imagem científica
Elizabeth Harkot-de-La-Taille (FFLCH/USP)
RESUMO: Pensar a imagem científica do ponto de vista de suas especificidades, no âmbito da significação, constitui uma empreitada iniciada pelo Groupe MU (Bélgica) e continuada por um número de seus “companheiros de viagem”, como os membros do grupo chamam os que se aproximam de suas ideias e as debatem. Esta apresentação aborda a imagem na ciência enquanto estratégia de produção de sentido e, como tal, destaca o papel imprimido pelas categorizações sociais dominantes no tempo e local de sua proposição. A imagem é pensada tanto em seu caráter de representação pictórica figurativa (de um objeto, de um fenômeno), como abstrata (colocação de uma ideia ou conceito em um esquema visual), logo, englobando todo esforço de visualização construído com o objetivo de compreensão ou de explicação científica. Defendo que a imagem de um modelo científico aproxima-se da língua, na medida em que não pode evitar a redução do objeto, da ideia ou da teoria que enuncia a variáveis conhecidas, compreendidas e explicáveis, até que o grau de operacionalidade do modelo em questão se substitua por alguma insatisfação explicativa importante e que outro modelo, que recusa o anterior exatamente naquilo que lhe é tributário, seja proposto e o venha substituir.

Não é preciso fazer inscrição! Basta comparecer no horário do evento. Haverá emissão de certificado para os presentes.

Confira a programação completa do SSU para o primeiro semestre de 2014 no link http://www.seminariodesemiotica.blogspot.com.br/p/programacao.html

Participe!

Postado por

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário! Ele será publicado em breve.