7 de ago. de 2015

Ciclo de Conferências “Sémiotique: nouvelles approches, nouveaux objets” (Denis Bertrand e Verónica Estay Stange)

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2015 acontecerá o Ciclo de Conferências “Sémiotique: nouvelles approches, nouveaux objets”, com o Prof. Dr.  Denis Bertrand (Université de Paris 8) e a Profa. Dra. Verónica Estay Stange (SciencesPo, Paris).

O ciclo, coordenado pelo Prof. Dr. Jean Cristtus Portela, do Departamento de Linguística da Unesp/Araraquara,  é uma promoção do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa e do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, em parceria com o Grupo CASA e com o Grupo de Pesquisa em Semiótica da Unesp (GPS-Unesp), tendo sido viabilizado pelo Programa de Semiótica e Linguística Geral da USP e pelos professores doutores Waldir Beividas e Norma Discini, responsáveis pela vinda dos pesquisadores ao Brasil.

Sobre os conferencistas

Denis Bertrand, um dos precursores da semiótica discursiva, é professor de Literatura Francesa e Semiótica na Université de Paris 8-Vincennes-Saint-Denis e presidente da Associação Francesa de Semiótica (AFS). Suas pesquisas tratam essencialmente das relações entre Semiótica, Fenomenologia e Retórica, por meio do estudo de textos literários e midiáticos. É autor de Parler pour convaincre (Gallimard, 1999), de Précis de Semiótique Littéraire (2000, trad. bras. Grupo CASA, “Caminhos da semiótica literária”, 2003) e de Parler pour gagner (Presses SciencesPo, 2007), entre outros.

Verónica Estay Stange é professora de Semiótica na SciencePo (Paris, França). Tradutora de artigos e livros, alguns deles clássicos na área, do espanhol para o francês e do francês para o espanhol, publicou vários artigos em periódicos das áreas de Linguística e Literatura e é autora de Sens et musicalité: Les voix secrètes du symbolisme (Classiques Garnier, 2014).

DATAS E HORÁRIOS: 24/08, das 14h às 18h30, e 25/08, das 8h às 18h30.
LOCAL: FCLAr/Unesp, Sala 26
Vagas: 85

As conferências serão ministradas em francês. Serão fornecidos certificados àqueles que participarem de ao menos quatro do total de seis conferências.

INSCRIÇÕES abertas de 11 a 21 de agosto, pelo linkhttp://pitagoras2.fclar.unesp.br/inscricoes/index.php


PROGRAMAÇÃO

24/08 (segunda-feira):

- 14h às 16h: Sémiotique : énonciation et générativité, est-ce un oxymore ?, Denis Bertrand;

- 16h30 às 18h30: La musicalité, à la croisée des arts. Hypothèse sémiotique, Verónica Estay Stange.


25/08 (terça-feira):

- 8h30 às 10h00: Sémiotique des médias: Denis décode, Denis Bertrand;

- 10h30 às 12h: Sémiotique, histoire, mémoire : le problème de la post-mémoire, Verónica Estay Stange;

- 14h às 16h: Entre littérature et arts plastiques : la transversalité sémiotique, Denis Bertrand;

- 16h30 às 18h30: Fondements haptiques de l'énonciation, Verónica Estay Stange.


Leituras recomendadas

- “Reflexões sobre a perspectiva gerativa em semiótica”, Denis Bertrand e Verónica Estay Stange;






Postado por

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário! Ele será publicado em breve.