8 de jul. de 2013

LIVRO - Questões da leitura na sociedade contemporânea


A fim de delinear o perfil do leitor brasileiro contemporâneo, os trabalhos reunidos neste livro abordam diferentes objetos sob a perspectiva da semiótica discursiva. É possível encontrar, nesta obra, a análise de um texto sincrético (minissérie televisiva), de crônicas esportivas publicadas na Folha de São Paulo, de um romance clássico de Clarice Lispector (A hora da estrela), dos romances policiais místico-religiosos mais vendidos no Brasil de 1980 a 2009, de um livro de autoajuda (Comer, rezar, amar), de um conto homoerótico de Caio de Abreu (“Aqueles dois”) e, por fim, dos livros de memória mais vendidos no Brasil de 1966 a 2010.

Entendendo que a leitura se manifesta como um processo discursivo e sócio-histórico que se relaciona a uma prática e a uma discussão teórica, a análise dos discursos presentes nos textos selecionados para a discussão de cada capítulo busca compreender a constituição do sentido e o tipo de leitor que aprecia essas manifestações textuais.

Ao mesmo tempo, buscou-se analisar as questões de identidade e de subjetividade na sociedade contemporânea relacionadas ao perfil do leitor dos objetos analisados. Sendo assim, os capítulos deste livro valeram-se, também, de textos da sociologia a fim de compreender a inserção e a manifestação de cada tipo de texto no momento atual.

Os capítulos que compõem essa obra são:

A configuração discursiva do narrador na transposição do romance “Dom Casmurro” para a minissérie “Capitu” (Cristiane Passafaro Guzzi)

As crônicas da Folha de S. Paulo e seus leitores (Silvia Maria Gomes da Conceição Nasser)

A construção da autoidentidade de Rodrigo S. M. em “A hora da estrela”, de Clarice Lispector (Maria Goreti Silva Prado)

O romance policial e a sociedade contemporânea: misticismo e religiosidade (Fernanda Massi)

Os conflitos contemporâneos em “Comer, rezar, amar”: o leitor de autoajuda em busca de histórias reais (Sabrina Rodrigues Garcia Balsalobre)

Semioses da marginalização: o ethos homossexual masculino (Thiago Ianez Carbonel)

Os livros de memória mais lidos pelo público leitor brasileiro (Arnaldo Cortina)

CORTINA, Arnaldo. (org.). Questões da leitura na sociedade contemporânea. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

Onde comprar: Laboratório Editorial da FCL – laboratorioeditorial@fclar.unesp.br
<http://www.fclar.unesp.br/laboratorioeditorial>
(16) 3334-6275


Fernanda Massi

Postado por

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário! Ele será publicado em breve.