27 de mar. de 2013

PODCAST - "Princípios e métodos de análise da semiótica visual"

Ouça "Princípios e métodos de análise da semiótica visual", palestra realizada pelo Prof. Dr. Antonio Vicente Pietroforte (FFLCH/USP) no Seminário de Semiótica da Unesp em 25 de março de 2013.


Se preferir, faça o download do áudio.

20 de mar. de 2013

Apresentação: Princípios e métodos de análise da semiótica visual (25/03/13)

Resumo: Em seus princípios, a semiótica proposta por A. J. Greimas teve como foco as formas semânticas, narrativas e discursivas, restritas aos domínios do plano de conteúdo das linguagens humanas. Todavia, em meio aos desenvolvimentos do modelo do percurso gerativo do sentido, no qual essas formas de conteúdo são articuladas, houve a necessidade de analisar, na manifestação textual, como as formas do plano de expressão interferem na geração do sentido. Desse modo, a semiótica inicia os estudos da expressão por meio da análise dos sistemas semissimbólicos, que são justamente aqueles em que categorias do conteúdo encontram-se correlacionadas a categorias de expressão. Entre esses estudos, estão os avanços da semiótica plástica e suas incursões nas semióticas da pintura, da fotografia e da história em quadrinhos, cujos métodos pretende-se abordar em nossa exposição.

Data: 25/03/13 (Segunda-feira)
Horário: das 14 às 17h.
Local: Anfiteatro C da FCLAr/Unesp.



1 de mar. de 2013

Programação - 1º Semestre de 2013

1º SEMESTRE DE 2013
 
Março
25/03 – Princípios e métodos de análise da semiótica visual
Antonio Vicente Pietroforte (USP)

Abril
29/04:  – A estrutura interativa das histórias em quadrinhos eletrônicas 
Rubens César Baquião (Doutorando - Unesp)

- Narratividade e figuratividade em capas de manuais de língua inglesa
Luiz Carlos Pedrosa Torelli (Mestrando - Unesp)

Maio
27/05 – Estratégias enunciativas na visita ao museu de arte
Lucia Teixeira (UFF)

Junho
24/06:  O semissimbolismo na propaganda audiovisual: uma análise de "Paint"
Cintia Alves da Silva (Doutoranda - Unesp)

Reflexões sobre a semiótica visual
Arnaldo Cortina (Unesp) e Jean Cristtus Portela (Unesp)

No primeiro semestre de 2013, os encontros do Seminário de Semiótica da Unesp (SSU) acontecerão sempre na última segunda-feira de cada mês, das 14h às 17h, na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, câmpus de Araraquara. Todas as apresentações deste ano abordarão temas relacionados à Semiótica Visual.

6 de dez. de 2012

Fotos do encontro de 29/11/12

Confira as fotos do encontro realizado em 29 de novembro de 2012:

Dr. Arnaldo Cortina.

Dra. Elizabeth Harkot-de-La-Taille (FFLCH/USP.

Da esquerda para a direita: Cintia Alves, Loredana Limoli (ao fundo), Ana Paula Mendonça, Aline Santos e Goreti Prado.
 
 Da esquerda para a direita: Dr. Arnaldo, Dra. Mônica Signori (UFSCar) e Luiz Carlos Torelli.
 

PODCAST - "Entre a semiogênese e a construção identitária: reflexões semióticas"

Ouça "Entre a semiogênese e a construção identitária: reflexões semióticas", apresentação realizada pela profa. Dra. Elizabeth Harkot-de-La-Taille (FFLCH/USP) em 29 de novembro de 2012, no Seminário de Semiótica da UNESP.


Se preferir, faça o download do áudio.

21 de nov. de 2012

Apresentação: Entre a semiogênese e a construção identitária: reflexões semióticas (29/11/12)

Elizabeth Harkot-de-La-Taille (FFLCH/USP)

A partir da perspectiva da semiótica francesa, tomo a proposta de um modelo de arquitetura mental avançado por Brandt (2006, 2010) e as ponderações de Klinkenberg (2008) e Grupo m (2005, 2011) sobre a semiogênese, os resíduos, a criação, e a identidade, a fim de apresentar uma leitura semiótica do percurso de conquista da consciência da semiose, da linguagem e da identidade em Helen Keller (1890-1968). Personagem real da história recente, portadora de cegueira e surdez desde os 19 meses de idade, seus escritos (KELLER 1903, 1904) permitem aprender que seu percurso de conquista de identidade inaugura-se nos estímulos sensoriais, gradativamente compreendidos em sua inteligibilidade, e continua pela ação da linguagem, que v em integrar a matéria inteligível gerada pelos estímulos ao conhecimento do mundo e à noção da própria identidade, pela força afetiva das paixões, por meio de narrativas sociais. As reflexões sobre o processo semiótico-cognitivo de Keller levam a pensá-lo como originado na leitura que a menina cega e surda imprime ao sentido/percebido, ao relacioná-lo a outros estímulos de mesma ordem, relação que, ao se estabelecer garante-lhe, pela limiarização, a afirmação de um valor distintivo, o recorte do sentido/percebido, seu reconhecimento e associação a uma noção. Tal associação de estímulos permite-lhe, inicialmente, a concepção de coisas, mais tarde, de pessoas, o que lhe dota de um dispositivo enunciativo e lhe permite a concepção de narrativas, até que o sentido/percebido inicial, tendo deixado resíduos no processo, é por ela integrado a seus conhecimentos e passa a ser considerado parte de si mesma, de sua identidade.

Data: 29/11 (Quinta)
Horário: das 10 às 12h.
Local: Anfiteatro C da FCLAr/Unesp.

30 de out. de 2012

Fotos do encontro de 25/10/12

 Confira as fotos do nosso último encontro, realizado em 25 de outubro de 2012!


  Dr. Jean Cristtus Portela e Gabriela Alias (Mestranda - UFSCar)


 
Dr. Fernando Moreno da Silva (pós-doutorando - UNESP/FCLAr)


Aline Ap. dos Santos e Maria Goreti Silva Prado (Mestrandas - UNESP/FCLAr)


Gabriela Alias (Mestranda - UFSCar) e Cintia Alves da Silva (Doutoranda - UNESP/FCLAr)