9 de mai de 2016

Sugestão de leitura: "O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso"



Recém-publicado pela Editora UNESP, O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso apresenta os resultados da tese de Fernanda Massi, defendida em abril de 2013 na UNESP/Araraquara.

Esse trabalho é fruto de uma longa pesquisa, que surgiu na iniciação científica, fez parte do mestrado e, finalmente, se consolidou no doutorado de Massi. Toda a pesquisa foi desenvolvida na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara, sob orientação do professor Arnaldo Cortina, e financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O estudo dos romances policiais mais vendidos no Brasil, de 1980 a 2009, apresentou características delimitadoras de um subgênero ainda não estudado como tal. Trata-se do chamado "romance policial místico-religioso", cujo enredo prioriza a busca pela manutenção ou revelação de um segredo místico ou religioso protegido por uma sociedade fechada, geralmente representada pela Igreja Católica.

Sete romances policiais foram estudados nesse livro, entre eles, o clássico O nome da Rosa, de Umberto Eco, e o campeão de vendas O código da Vinci, de Dan Brown. Outras duas obras de Dan Brown (Anjos e demônios e O símbolo perdido) também foram discutidas, mostrando que esse autor consolidou-se como um representante do subgênero místico-religioso.

A leitura é leve e desperta o desejo de conhecer best-sellers tão pouco estudados no meio acadêmico (com exceção, é claro, da obra de Eco). Ao mesmo tempo, há o rigor científico necessário para se discutir questões de literatura, na fronteira com a semiótica narrativa e discursiva.

O download é gratuito e também é possível adquirir exemplares impressos nesse link:
http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788568334560,o-romance-policial-mistico-religioso



Postado por

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário! Ele será publicado em breve.