11 de mai. de 2016

Chamada de trabalhos – CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada

Caros colegas:

 A revista on-line CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada (ISSN 1679-3404) aceita, em fluxo contínuo, a submissão de artigos, resenhas e entrevistas inéditos em português, espanhol, francês, italiano e inglês.

 Os CASA têm como objetivo divulgar e debater análises e reflexões teóricas sobre a linguagem, com a finalidade de promover o desenvolvimento científico e institucional das várias correntes metodológicas que estudam o texto e o discurso, com ênfase nas teorias semióticas contemporâneas. 

O último número dos CASA, vol. 13, n. 2, 2015, que traz um dossiê dedicado ao tema “Enunciação e interação nos discursos na internet”, preparado pelas editoras convidadas Diana Luz Pessoa de Barros e Lucia Teixeira, pode ser lido em: http://seer.fclar.unesp.br/casa/issue/view/547 

Aguardamos sua visita e suas futuras submissões.

Cordialmente,

Jean Cristtus Portela
CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
http://seer.fclar.unesp.br/casa

9 de mai. de 2016

Sugestão de leitura: "Lire, écrire, pratiquer la ville"



Em março deste ano, foi publicado o livro Lire, écrire, pratiquer la ville, organizado por Nathalie Roelens e Thomas Vercruysse, da Université de Luxembourg.

A obra traz contribuições multidisciplinares que questionam as relações entre a cidade e suas representações, sejam elas literárias, picturais ou cinematográficas.

Os autores destacam as influências, positivas e negativas, da ficção e das práticas artísticas sobre a apreensão do citadino e dos modos de vida.

A apresentação do livro pode ser lida neste link: https://orbilu.uni.lu/handle/10993/23334

Sugestão de leitura: "O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso"



Recém-publicado pela Editora UNESP, O romance policial místico-religioso: um subgênero de sucesso apresenta os resultados da tese de Fernanda Massi, defendida em abril de 2013 na UNESP/Araraquara.

Esse trabalho é fruto de uma longa pesquisa, que surgiu na iniciação científica, fez parte do mestrado e, finalmente, se consolidou no doutorado de Massi. Toda a pesquisa foi desenvolvida na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara, sob orientação do professor Arnaldo Cortina, e financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O estudo dos romances policiais mais vendidos no Brasil, de 1980 a 2009, apresentou características delimitadoras de um subgênero ainda não estudado como tal. Trata-se do chamado "romance policial místico-religioso", cujo enredo prioriza a busca pela manutenção ou revelação de um segredo místico ou religioso protegido por uma sociedade fechada, geralmente representada pela Igreja Católica.

Sete romances policiais foram estudados nesse livro, entre eles, o clássico O nome da Rosa, de Umberto Eco, e o campeão de vendas O código da Vinci, de Dan Brown. Outras duas obras de Dan Brown (Anjos e demônios e O símbolo perdido) também foram discutidas, mostrando que esse autor consolidou-se como um representante do subgênero místico-religioso.

A leitura é leve e desperta o desejo de conhecer best-sellers tão pouco estudados no meio acadêmico (com exceção, é claro, da obra de Eco). Ao mesmo tempo, há o rigor científico necessário para se discutir questões de literatura, na fronteira com a semiótica narrativa e discursiva.

O download é gratuito e também é possível adquirir exemplares impressos nesse link:
http://editoraunesp.com.br/catalogo/9788568334560,o-romance-policial-mistico-religioso



1 de mai. de 2016