8 de set. de 2014

LIVRO: "Sémiotique de la photographie", Maria Giulia Dondero e Pierluigi Basso



Nossa sugestão de leitura deste mês dialoga com as atividades realizadas pelo Seminário de Semiótica na semana passada, quando tivemos a honra de assistir ao curso “Questions d’énonciation: linguistique et sémiotique visuelle”, ministrado por Maria Giulia Dondero (ULg/FNRS) e Jean Cristtus Portela (FCLAr/FAAC/UNESP) na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara. Quem não pôde comparecer ao curso, pode ouvir as aulas por meio dos podcasts disponibilizados no blog:

O livro Sémiotique de la photographie, escrito por Maria Giulia Dondero e Pierluigi Basso Fossali (IULM/Milão), trouxe inúmeras contribuições para a semiótica visual. Ao retomar os textos clássicos de Barthes, Floch, Schaeffer, Sontag, entre outros, o livro vem sendo considerado um tratado da pesquisa atual sobre a fotografia.

As discussões apresentadas nessa obra mostram que a presença da fotografia atravessa uma multitude de direções de significação, devido às intenções de sentido que ela manifesta. Para Maria Giulia, a fotografia pode ser considerada como textualidade, objeto material entrando nas práticas, gêneros, estatutos ou lugar virtualmente atravessado por percursos interpretativos variados. Além disso, é preciso considerar as diversas intenções das imagens fotográficas: estéticas, religiosas, científicas, midiáticas, etc.

Pierluigi Basso Fossali apresenta uma cuidadosa leitura da semiótica peirciana e de seu uso possível na análise da fotografia, o que retira de Peirce a mera nomenclatura de “classificador de signos”. Basso mostra que as três categorias fundamentais de Peirce, o ícone, o índice e o símbolo, ganham sentido em um percurso interpretativo ligado ao ato de enunciação.

Essa obra é muito importante não apenas para os estudiosos da semiótica visual, mas também para todos os semioticistas que se interessam por questões de enunciação.


(Resenha baseada no texto de Jean-François Bordron: 
<http://culture.ulg.ac.be/jcms/prod_812752/fr/semiotique-de-la-photographie>).

Postado por

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário! Ele será publicado em breve.