21 de jul. de 2014

LANÇAMENTO: "Du Sens II" é traduzido para o Português

Sobre o Sentido II não é uma simples continuação de Sobre o sentido I. Com este livro, Greimas, em um gesto decisivo, leva as aquisições da semiótica a domínios que excedem em muito aquele com o qual ela se identifica em um primeiro momento. O texto dito teórico surge assim como que governado por um programa narrativo, pois o autor, ao estudar um prefácio de Georges Dumézil, mostra como este texto se configura como uma busca pela verdade envolta em obstáculos – isto é, em termos analisáveis pelo estudo estrutural da narrativa. Outros textos, à primeira vista surpreendentes, também podem ser incluídos nessa descrição: é examinado, em particular, o programa narrativo de uma... receita de cozinha.

Entretanto, Greimas aborda sobretudo questões ainda mais primordiais que as até então discutidas: o autor propõe a descrição formal da construção do objeto pelo discurso ou do sujeito no discurso quando apresenta notadamente as constelações semânticas do universo do crer e do universo do saber, iniciando um estudo semiótico das paixões (da cólera, por exemplo). O semionarrativo aparece assim como uma forma bem mais ampla que a narrativa literária à qual geralmente está relacionado; ele é a própria trama, não somente da comunicação e da vida social, mas também da vida emocional e afetiva.

Sobre o autor
Algirdas Julien Greimas nasceu em 1917, na Lituânia, e faleceu em 27 de fevereiro de 1992, em Paris. Professor em Alexandria, Ancara, Istambul, Poitiers, em 1965 tornou-se directeur d'études (semântica geral) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). É o fundador, com Roman Jakobson e Émile Benveniste, da semiótica linguística.

Sobre o tradutor
Dilson Ferreira da Cruz é doutor em semiótica pela Universidade de São Paulo e autor, dentre outros, de Estratégias e máscaras de um fingidor – a crônica de Machado de Assis e O éthos do enunciador dos romances de Machado de Assis, ambos publicados pela Nankin Editorial. É também tradutor de diversas obras na área de ciências humanas.

SOBRE O SENTIDO II
Ensaios semióticos
Tradução de Dilson Ferreira da Cruz
ISBN 978-85-7751-088-7
256 páginas - R$65,00

Publicado em julho de 2014 pela Nankin Editorial, em coedição com a Edusp.

Postado por

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário! Ele será publicado em breve.