13 de dez. de 2020

Leituras GPS - 17/12

Queridas e queridos,

Seguimos em confinamento e convidamos vocês para a nossa última reunião do grupo de Leituras GPS de 2020, que ocorrerá na próxima quinta-feira17/12, às 14h30.

Discutiremos o texto: "Semiologia/semiótica em Saussure e Jakobson: conceitos, filiações, debates" do Broden, que contará com a introdução da mestranda Amanda Granado.  

Nosso encontro será online, então é só se acomodar e se juntar a nós clicando aqui.

Até lá!

Referência: 
BRODEN, T. F. Semiologia/semiótica em Saussure e Jakobson: conceitos, filiações, debates. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 19 - Número Especial/Dossiê: p. 299-309. 2017.

4 de dez. de 2020

Divulgação do livro: “Perspectivas semióticas: as formas do significado teorias e críticas literárias”

O livro “Perspectivas semióticas: as formas do significado teorias e críticas literárias”, uma organização de Maria do Socorro Pereira de Almeida e Ayanne Larissa Almeida de Souza, traz 11 artigos à luz da teoria semiótica e discute vários aspectos teóricos e metodológicos que contribuem com os pesquisadores da área.

Além dos 11 artigos, o livro traz a apresentação escrita pelas organizadoras e mais duas seções: “Sobre os autores e as autoras” e “Sobre as organizadoras”.

Há dois artigos no livro, em especial, escritos pelos professores e pós-docs do grupo GPS (Grupo de Pesquisa Semiótica): 

“Mudança  ou conservação: estratégias da tradução intersemiótica” do Prof. Dr. Matheus Nogueira Schwartzmann e do pós-doc. Thiago Moreira Correa e “Entre umas e outras: Aspectos da Metalinguagem Visual” da pós-doc. Patrícia Verônica Moreira e do Prof. Dr. Jean Cristtus Portela.

O livro pode ser acessado por aqui.

1 de dez. de 2020

Sugestão de leitura: "O acontecimento enunciativo na semiótica da imagem"

A sugestão de leitura para o mês dezembro é o artigo de Maria Giulia Dondero e Marion Colas-Blaise, " O acontecimento enunciativo na semiótica da imagem". 

O artigo traz a discussão dos principais elementos enunciativos em imagens, explorando o plano da expressão e seus constituintes nesse tipo de texto não verbal. Além de problematizar a semiótica tensiva proposta por Zilberberg. 


O artigo pode ser acessado pelo link: O acontecimento enunciativo na semiótica da imagem.