24 de set. de 2020

Semio.cast: "Entre a semiogênese e a construção identitária: reflexões semióticas", Elizabeth Harkot-de-La-Taille

De nossos arquivos do Seminário de Semiótica da UNESP, trazemos neste Semio.cast a conferência "Entre a semiogênese e a construção identitária: reflexões semióticas", realizada em 29 de novembro de 2012, pela professora Elizabeth Harkot-de-La-Taille (USP).

Clique aqui e acesse o episódio "Entre a semiogênese e a construção identitária" pelo Spotify! 


"Como alguém passa de um dado estágio para quem sabe sobre esse estágio?"

A partir de uma leitura semiótica da construção da identidade a partir do percurso de Helen Keller (1968-1980), notável personalidade intelectual do século XX, portadora de surdocegueira desde os 18 meses de idade, a fala da Profa. Elizabeth Harkot-de-La-Taille nos convida a uma reflexão sobre as origens do sentido em relação à linguagem, ao corpo e ao mundo, a partir de um diálogo crítico entre as propostas do Grupo µ, de Per Aage Brandt e as bases greimasianas e saussurianas da semiótica discursiva.

14 de set. de 2020

Conferência SSU - 24/09



Salve, salve, queridas e queridos,


No próximo dia 24/09 teremos a conferência de Carolina Lindenberg Lemos (UFC), no Seminário de Semiótica da Unesp (SSU), quinta-feira, às 14h30. A transmissão será via YouTube. Informações sobre as inscrições aqui.


Segue o resumo de nossa conferencista:

A Semiótica Francesa após 1980: entre dispersão e convergência

Carolina Lindenberg Lemos (UFC)

Esta conferência pretende apresentar argumentos que possam sustentar a hipótese que a semiótica francesa se constitui com um paradigma científico nos termos de Thomas Kuhn (1970). A partir de balizas externas como a publicação de Sémantique: dictionnaire raisonnée de la théorie du langage (1979) e o falecimento de seu fundador A. J. Greimas em 1992, estabelecemos a década de 1980 como ponto de inflexão que poderia fazer a ponte entre a fundação da disciplina e seus desdobramentos atuais. Sendo assim, propusemos a investigação das publicações de artigos e relatórios de trabalho do Grupo de Pesquisas Semiolinguísticas de Paris, encabeçado por Greimas, que vieram a público na forma dos antigos números dos Actes sémiotiques (1977-1987). O trabalho de levantamento, organização e análise transversal do corpus – em especial da série Bulletins – confirma a hipótese inicial, revelando em seu percurso não apenas os temas abordados nos seminários e ateliês, como também o funcionamento interno dos trabalhos do Grupo de Paris. A alta atividade de pesquisa num centro importante, a atração duradoura do grupo em volta de questões suficientemente inovadoras e abertas se configuram assim como elementos centrais para a confirmação da semiótica francesa como paradigma científico. Por fim, a pesquisa epi-historiográfica com o corpus gerou produtos igualmente importantes, uma vez que o material levantado e tratado constitui fonte central não apenas para o historiógrafo interessado na disciplina, mas também para os semioticistas em geral, dado o constante retorno da teoria a seus fundamentos teóricos e metodológicos.

5 de set. de 2020

Leituras em Semiótica - LeSem - 10/09

Queridas e queridos,

Seguimos em confinamento e convidamos vocês para a próxima reunião do grupo de Leitura em Semiótica da UNESP (LeSem), que ocorrerá na próxima quinta-feira, 10/09, às 14h30.

Discutiremos o seguinte texto: BERTRAND, Jean-Pierre. Esquisse d’un protocole de lecture du portrait photographique d’écrivain. COnTEXTES, n. 14, 2014, que contará com a introdução do doutorando Gustavo Rodrigues de Castro.

Nosso encontro será online, então é só se acomodar e se juntar a nós clicando aqui.

Até lá!



3 de set. de 2020

Certificados da palestra: "Sincrestismo, ponto de vista e acontecimento em reportagens sobre a imigração"

Baixe o certificado da palestra realizada no último dia 09 de agosto, pelo Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno (UPM), pelo link "Sincretismo, ponto de vista e acontecimento em reportagens sobre imigração". Os arquivos no link estão identificados com o nome do ouvinte. 

1 de set. de 2020

Sugestão de leitura: A noção de texto e os níveis de pertinência da análise semiótica

A sugestão de leitura para o mês de setembro é o artigo "A noção de texto e os níveis de pertinência da análise semiótica", publicado na revista Estudos Semióticos da Usp, autoria de Matheus Nogueira Schwartzmann. 

O artigo esclarece de forma didática a noção de texto na semiótica discursiva e sua relação com as teorias semióticas que emergem na contemporaneidade. 

O artigo pode ser acessado pelo link: 

A noção de texto e os níveis de pertinência da análise semiótica