10 de fev. de 2014

ARTIGO - "A TV do bispo: a lógica religiosa da novela Vidas em jogo”

         
A TV DO BISPO: A LÓGICA RELIGIOSA DA NOVELA VIDAS EM JOGO


         O trabalho de Alexandra Robaina dos Santos e Silvia Maria de Sousa apresenta uma aplicação da semiótica discursiva na análise de uma telenovela da Rede Record. Estudando os planos narrativos, as autoras apresentam o discurso propagado ao longo dos capítulos da trama.
No início, é apresentado um panorama das novelas na televisão brasileira, mostrando os tipos de discurso mais apropriados para determinados horários e canais. Sabendo que a Rede Globo de televisão é a grande líder de audiência no gênero telenovela, as autoras mostram de que forma a Rede Record investiu seus valores na novela Vidas em jogo, buscando não apenas elevar a audiência da emissora, mas também disseminar determinados temas e figuras tão caros à “TV do bispo”. Tal apelido, “TV do bispo”, é decorrente da grade de programação da emissora, que, até 2012, dedicava 35% de seu horário para a exibição de cultos e programas religiosos.
Além dos valores históricos, sociais e culturais, as telenovelas têm recebido grandes investimentos financeiros em virtude do retorno econômico bastante lucrativo proporcionado às emissoras. Atualmente, a novela é o produto mais rentável da televisão brasileira por conta do merchandising que proporciona. A Rede Record, sem fugir a seus princípios religiosos, encontrou em seu centro de teledramaturgia (criado em 2012) uma forma de manter a religiosidade na programação sem exibir programas exclusivamente religiosos.
Analisando alguns capítulos de Vidas em jogo as autoras desvendam os sentidos e as estratégias argumentativas utilizadas pelo enunciador da novela, que visa um enunciatário determinado pelos valores religiosos da "TV do bispo". A significação é construída, de acordo com a semiótica discursiva, por meio da união do plano do conteúdo ao plano da expressão.
Vale a pena ler o artigo “A TV do bispo: a lógica religiosa da novela Vidas em jogo” para entender de que forma a teoria semiótica projeta a construção do sentido nesse tipo de texto (a telenovela).


Confira outros artigos do volume 11, n. 2, da revista CASA, em que a semiótica é aplicada a diferentes tipos de texto partindo do nível narrativo para depreensão do sentido no nível discursivo: http://seer.fclar.unesp.br/casa/issue/current

Valores e efeitos passionais em jogo em “A roupa nova do rei”: uma análise semiótica, de Suany Oliveira Moraes

Os programas narrativos de “A carne do metrô”, conto de Rodrigo Lopes de Barros: do mais menos ao mais mais, de Milton Francisco

A configuração passional da cólera no conto “Depois da aula”, de Luiz Vilela, de Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de Mello

Em busca da infância perdida em “A volta do campeão”, de Eunice Prudenciano de Souza

Fernanda Massi

Postado por

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por enviar o seu comentário! Ele será publicado em breve.